sábado, 20 de junho de 2009

Pela 3ª Vez Na Temporada, Vettel é Pole Na Inglaterra



Sebastian Vettel confirmou força da Red Bull vista desde sexta-feira em Silverstone e marcou neste sábado a pole do GP da Inglaterra. O alemão fez as três melhores parciais do Q3 em sua última volta rápida e registrou 1min19s509, superando Rubens Barrichello, que tinha a pole provisória, por 0s347, uma diferença considerável. O brasileiro, com essa segunda posição de largada, diminui para 6 a 2 a vantagem de seu companheiro de Brawn, Jenson Button, no duelo de grids entre ambos. Líder do campeonato, o inglês obteve sua pior posição de largada no ano, a sexta. Tomou 0s780 de Vettel e, ao que parece, tem diante de si sua mais difícil corrida até agora em 2009. Para chegar ao pódio, Button terá de superar Mark Webber, companheiro de Vettel na Red Bull, Jarno Trulli e Kazuki Nakajima. Como o forte de Webber tem sido as provas, sua missão será ainda mais complicada. A Red Bull apresenta em Silverstone novo bico, mais espesso, e outras atualizações em seu carro. Completarão os dez primeiros do grid Nico Rosberg, Timo Glock, Kimi Raikkonen e Fernando Alonso. Os outros dois brasileiros foram eliminados do treino na segunda parte. Felipe Massa será o 11º do grid. Nelsinho Piquet, o 14º. O piloto da Ferrari tomou 0s361 de Kimi no Q2. O da Renault, 0s631 de Alonso.

Na 1ª Parte, Webber e Vettel revezaram-se na liderança nos primeiros minutos do Q1. O australiano não demorou a impor 1min18s674, o melhor tempo do fim de semana até aquele momento. No último minuto, Sutil perdeu o controle de seu Force India na entrada da Abbey, 11ª curva, por um problema técnico e foi fortemente para a barreira de pneus. O acidente provocou bandeira vermelha e impediu que outros pilotos completassem voltas rápidas. Com isso, Fisichella, Bourdais, Sutil, Hamilton (correndo em casa, vencedor da edição passada da prova) e Buemi foram eliminados. Foi Nakajima, na verdade, o mais veloz do Q1. O japonês marcou 1min18s530 e desbancou Webber e Vettel. Trulli, Button, Raikkonen, Massa e Alonso fecharam o top8. Barrichello foi o 11º colocado. Nelsinho, o 12º.

No Q2, Novamente Webber impôs forte ritmo desde o começo. O australiano marcou 1min18s208 ainda na primeira metade do Q2. Trulli e Nakajima posicionavam-se à frente de Vettel, quarto colocado. Button retornou aos boxes antes de suas últimas voltas na 11ª posição, o que não lhe garantia classificação para o Q3. Foi difícil, mas o inglês conseguiu ir à última parte do treino com uma oitava posição no Q2. Mais na frente, Vettel superou Webber com o melhor tempo do fim de semana: 1min18s119. O australiano tinha optado por permanecer nos boxes nos últimos minutos de treino. Trulli, Barrichello, Raikkonen, Nakajima, Rosberg, Alonso e Glock avançaram também. Foram cortados Massa, Kubica, Kovalainen, Piquet e Heidfeld.

Na Superpole, Webber liderou a primeira bateria de tentativas (1min20s040). Vettel fechava a dobradinha temporária da Red Bull, enquanto Barrichello, Rosberg e Button completavam o top5. Barrichello progrediu e fez a pole provisória _1min19s856. Foi, porém, derrotado por Vettel, que voou e assinalou 1min19s509. Webber caiu para terceiro. Button, para sexto.

O GP da Inglaterra, oitava etapa de 2009, será disputado a partir das 9h, horário de São Paulo, e será muito emocionante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário