quinta-feira, 11 de junho de 2009

Contagem Regressiva Para a Copa de 2010


Daqui a exatamente um ano, em 11 de junho de 2010, a bola da Copa do Mundo vai rolar pela primeira vez na África. Ao som das cornetas, com cheiro de povo, com gosto de igualdade, a maior festa do futebol finalmente se apresentará bem pertinho de seus fiéis súditos africanos.
Alguns palcos já estão quase prontos, como o Ellis Park (sede da abertura e da final da Copa das Confederações), em Johanesburgo, e o Loftus Versfeld, em Pretória, construído em 1906, mas em plena atividade, principalmente em partidas de rugby. Outros, como o Orlando Stadium, servirão como local de treinos. Mas a grande estrela entre os estádios é o Soccer City, em Soweto, onde acontece o primeiro jogo e a decisão da Copa de 2010. Quando estiver finalizado, provavelmente no final deste ano, ele se tornará o maior da África, com capacidade para 94 mil torcedores.
O outro grande adversário é a criminalidade. Segundo dados oficiais, a média do país é de cerca de 40 assassinatos a cada 100 mil habitantes - na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, são cerca de 38 a cada 100 mil habitantes. Uma das principais causas é a desigualdade social - tal como o Brasil, a África do Sul alterna áreas de grande desenvolvimento com lugares esquecidos pelo poder público. Para evitar que a Copa seja manchada pela violência, a previsão é de que 160 milhões de dólares sejam usados só com segurança e que 41 mil policiais trabalhem especialmente no evento.

De fato, o Mundial é visto no país como a oportunidade de mudar a imagem da África do Sul no resto do planeta, e tomará que eles consigam. Não vejo a hora de chegar 11 de junho de 2010, no Soccer City, uma festa que nunca mais nós esqueceremos.

Boa Sorte, África do Sul!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário